Pedro F. Gouveia

Pedro F. Gouveia, nasceu no Porto a 25 de fevereiro de 1980.

Pedro Gouveia, licenciado em Medicina pela NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas (2004). Concluiu o internato médico de Cirurgia Geral em 2013 no Hospital de Matosinhos, após uma Fellowship em cirurgia oncoplástica de Mama no Institut du Sein em Paris. É cirurgião de mama certificado pela European Society of Surgical Oncology desde 2015 e é aluno de doutoramento da Faculdade de Medicina de Lisboa com o tema “Cirurgia do Cancro da Mama com Realidade Aumentada”.

Pedro é cirurgião, designer e investigador, na Unidade de Mama da Fundação Champalimaud, em Lisboa desde 2013. Participou ativamente em projetos de investigação europeus e nacionais. Recentemente tornou-se o investigador principal do projeto Breast 4.0, um proof-of-concept que visa investigar um novo método digital e não invasivo para localização intraoperatória de lesões não palpáveis , com recurso a inteligência artificial e realidade aumentada. Com este projeto, conquistou o prémio “Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2020”, na categoria Inovação.

Pedro é também coordenador do Oncoplastic Breast Consortium (OPBC) para Portugal e membro da Sociedade Portuguesa de Senologia. É autor e coautor de vários artigos em revistas de artigos científicos internacionais e é autor de dois capítulos de livros. É também autor de várias intervenções em conferências médicas e tecnológicas.

É revisor do The Breast Journal e do World Journal of Surgery.

Os interesses de pesquisa de Pedro incluem cancro da mama, cirurgia oncoplástica de mama, reconstrução da mama, modelagem da mama em 3D, simulação cirúrgica da mama, realidade aumentada, cuidados de saúde conectados, big data, inteligência artificial e cidades inteligentes.